17 de março de 2013

Sangue Felino (saga Sangue Fresco #7)



Autor: Charlaine Harris
Género:
 Fantasia Urbana
Idioma: Português
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 288
ISBN:  978-9-89-637263-7
9789896372361
9789896372361
9789896372361
Título original: All together dead
---
Sangue Felino é o sétimo livro da saga Sangue Fresco, fruto da imaginação da americana Charlaine Harris. O enorme sucesso dos livros originou a série True Blood (Sangue Fresco em Portugal, transmitida no canal MOV), com Anna Paquin no papel principal.

Sookie Stackhouse é uma jovem de 26 anos, que vive na pequena e pacata localidade de Bon Temps, no norte do Louisiana. Trabalha como empregada de mesa, vive sozinha e luta para pagar as contas. É uma pessoa normal com uma habilidade extraordinária: é telepata. Ouvir os pensamentos alheios não a torna a pessoa mais popular de Bon Temps e contribui para alguma discriminação e isolamento social.

Porém, há criaturas que a acham apetecível, criaturas que existem no nosso mundo e passam mais ou menos incógnitas ao resto dos humanos: vampiros, lobisomens, fadas e até metamorfos. Até há dois anos Sookie vivia na mesma ignorância, mas desde que se apaixonou pelo vampiro Bill Compton que a sua vida é uma montanha-russa de emoções e situações perigosas.

Em Sangue Felino, Sookie é contratada pela rainha vampira (e soberana do Louisiana) Sophie-Anne para a acompanhar a uma cimeira (!) de vampiros em Rhodes, onde a monarca vai ser julgada pela morte de outro vampiro real, o rei do Arkansas. Sookie já desistiu de ter uma vida normal desde que despertou para a realidade que a rodeia e aproveita a sua habilidade para ganhar algum dinheiro. Mas vai arrepender-se, porque a viagem a Rhodes vai colocar humanos e sobrenaturais em perigo, no meio de traições, conspirações e atentados.


Apesar de mais político que todos os títulos anteriores, gostei da mudança de cenário e do desvio à temática habitual. A história é empolgante e actual, se estabelecermos o devido paralelismo com alguns acontecimentos que se passam no mundo (lutas pelo poder, intrigas, espionagem); as consequências do furacão Katrina também são mencionadas.

As aventuras da Sookie continuam divertidas e entretêm bastante nas viagens casa-trabalho-casa; vou continuar a "devorá-las". Ainda tenho 6 livros pela frente
(a saga tem 13). Estou a ler outros livros em simultâneo mas confesso que dou mais tempo a Sookie e companhia. É mais divertido e escapista, o que tendo em conta a realidade que temos actualmente, é sempre bem-vindo.

Podem ler um excerto (cerca de 80 páginas) do livro no site da editora, aqui.

avaliação: ***** (muito bom)

3 de março de 2013

Traição de Sangue (saga Sangue Fresco #6)



Autor: Charlaine Harris
Género:
 Fantasia Urbana
Idioma: Português
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 288
ISBN:  978-9-89-637236-1
9789896372361
9789896372361
9789896372361
Título original: Definitely dead
---


Traição de Sangue é o sexto livro da saga Sangue Fresco, que transformou a americana Charlaine Harris num sucesso de vendas internacional e deu origem à série de televisão True Blood (Sangue Fresco em Portugal, é transmitida no canal MOV).

Sookie Stackhouse vive em Bon Temps, é empregada de mesa e... telepata. Ouvir os pensamentos alheios traz-lhe muitos dissabores e contribuem para algum isolamento social mas também a diferencia do resto dos comuns mortais, o que a torna extremamente apelativa a algumas criaturas que vivem, mais ou menos incógnitas, no nosso mundo: vampiros, lobisomens, fadas, metamorfos. A beleza e simpatia de Sookie, assim a sua curiosidade natural, têm o condão de envolvê-la em situações perigosas.

Em Traição de Sangue, Sookie vai reclamar a herança que lhe foi deixada pela sua prima Hadley, que se tornou uma vampira há uns anos e era a consorte favorita da rainha dos vampiros. Indiferente ao lesbianismo da prima, Sookie fica triste por perder um dos poucos familiares que lhe resta e viaja até Nova Orleães, onde Hadley morava e onde a aguardam mais aventuras. 


A saga Sangue Fresco não é nenhum prodígio literário mas entretém com'ó raio. É um prazer seguir as aventuras de Sookie e a forma desembaraçada como lida com as coisas. Há humor, romance, suspense e sexo, tudo em doses q.b. para nos manter na expectativa.

Os livros são divertidos e sempre a andar, num ritmo imparável. Gostei mais deste do que o livro anterior, o que aguça a vontade para o sétimo que se segue (a saga tem 13 livros).

Podem ler um excerto (cerca de 60 páginas) do livro no site da editora, aqui.

avaliação: **** (bom)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...