domingo, outubro 16, 2011

The Store

Autor: Bentley Little
Género:
Terror

Idioma:
Inglês
Editora: Signet
Páginas: 432
Preço: € 8
ISBN:  978-0451192196

Avaliação:
***** (muito bom)

The Store é o primeiro livro que leio de Bentley Little e fiquei com duas certezas: vou ler os restantes dele e é um autor a recomendar. Vencedor do Bram Stoker Award, Bentley Little tem um ritmo narrativo hipnótico.

A história é sobre uma cadeia de lojas, intitulada The Store, que vai abrir um dos seus estabelecimentos em Juniper, uma pequena cidade no Arizona. Esta loja é gigantesca e vende tudo, desde electrodomésticos a mercearias, objectos de lazer, artigos de jardinagem, tudo o que se lembrem. Tudo o que as pessoas precisam ou querem está disponível n'A Loja.

Bill Davis vive em Juniper e trabalha em casa; desde o início que acompanha a chegada da mega-empresa, a construção da loja, a forma como vai esmagando o comércio tradicional e violando as leis de concorrência.
O poder autárquico é facilmente corrompido e comprado, rendendo-se ao poderio económico
da companhia. A partir daí vamos conhecendo as verdadeiras intenções da abertura da loja em Juniper, as estranhas condições de trabalho a que os trabalhadores d'A Loja estão sujeitos e o clima de medo e repressão que se vai apoderando da cidade.

Há resistentes à forma como as coisas de desenrolam, mas uma a uma, as vozes contra A Loja vão sendo silenciadas, instalando-se um cenário demoníaco (com várias pitadas de terror), onde o capitalismo e o totalitarismo dominam a comunidade e ninguém confia em ninguém.

As personagens de The Store são bastante reais e têm uma voz própria. A narrativa tem um bom ritmo e a história é inteligente com várias surpresas, fazendo a leitura das mais de 400 páginas viciante.

Recomendadíssimo.

Sem comentários: