quinta-feira, julho 07, 2011

Instrumentos da noite





Autor: Thomas H. Cook
Género:
Policial

Idioma: Português
Editora: Ulisseia
Páginas: 276
Preço: € 15
ISBN:  978-9-89-637257-6
Título original: Instruments of night

Avaliação:
**
*** (muito bom)

Instrumentos da Noite é referenciado como «a obra-prima que acontece uma vez na vida»; eu encontrei-o por acaso, num dos meus raids às prateleiras de um hipermercado.

O escritor de policiais Paul Graves vive atormentado, desde criança, pelas mortes trágicas da irmã e dos pais. A morte destes últimos foi causado por um acidente de viação, mas a irmã foi assassinada. Graves recria vezes sem conta, nos seus policiais, o bárbaro crime contra a irmã; o seu protagonista, o detective Slovak, persegue sem descanso o maléfico Kessler, que soma no seu currículo um ror dantesco de mocinhas mutiladas e assassinadas com requintes de malvadez.

Com quase 40 anos, e a ideia de suicídio sempre omnipresente em tudo o que faça, o escritor é desafiado para uma tarefa pouco ortodoxa: imaginar a solução de um crime por resolver, ocorrido em 1946. A vítima, Faye Harrison, de 16 anos, era apontada como um anjo, uma menina bondosa e pacífica. A mãe de Faye nunca recuperou e a “solução imaginada” serve somente para acalmar uma idosa já senil e muito fragilizada. Pelo menos é essa a fachada, pois muitos foram aqueles afectados pelo acontecimento e sobrevivem ainda… como potenciais suspeitos.


«A luz apenas escurece o que já é obscuro.» (Detective Slovak)


À medida que Paul Graves se lança na investigação de um caso com mais de cinquenta anos, as aparências vão mudando e todas as camadas de inocência vão desaparecendo.


É um livro muito intenso,
bem escrito, impossível de pousar.

Um dos melhores policiais que já li.


4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Impossível de pousar? Espero que tenhas força no braço...

barroca disse...

Sou a maior do meu ginásio, ora pois! :P

Verovsky disse...

Olá! Descobri este blog por mero acaso, nas minhas pesquisas sobre o quão boas terão sido as minhas aquisições. Tenho este livro e uma série, o Intensidade de Dean Kootz e gostei das opiniões...reformulei a ordem das prioridades. Fiquei fã deste espaço! Parabéns! Também tenho um blog, convido-te a visitares: http://verovsky-meninadospoliciais.blogspot.com/

Obrigada, um beijinho

Boas Leituras,
Vera

barroca disse...

Olá, Vera!

Agradeço o elogio e prometo visitar o teu blog com mais atenção. bem-vinda ao bué de livros e espiolha à vontade. ;)