domingo, fevereiro 27, 2011

Trilogia: Crepúsculo dos elfos / Noite dos elfos / Hora dos elfos

Autor: Jean-Louis Fetjaine
Género: Fantasia
Idioma: Português
Editora: Europa-América
Páginas: 704
Preço: € 58 (trilogia)
ISBN:  978-9-72-104959-8 / 978-9-72-104994-9 / 978-9-72-104926-0

Avaliação:  **** (bom)

Esta é uma trilogia composta por três títulos:

1 - O Crepúsculo dos Elfos
2 - A Noite dos Elfos
3 - A Hora dos Elfos


Os livros de Jean-Louis Fetjaine constituem uma oportunidade de escape à realidade para um mundo mítico, povoado por criaturas mágicas. Algumas delas são movidas pela honra e pela amizade, e outras pela ganância e pela ânsia de poder, mas todas lutam pela vida, num local onde a lei da sobrevivência e do mais forte ganha novos contornos, pondo em causa o desaparecimento de algumas raças.

Há muitas centenas de anos, o mundo fervilhava de criaturas como elfos (seres graciosos de pele azulada, que dominavam e estavam em sintonia com as forças da Natureza) e anões (pequenos seres aguerridos de aparência humana e temperamento explosivo, apreciadores dos prazeres da vida), que coexistiam com os humanos.

A trilogia começa com o encontro do cavaleiro Uter e da fascinante Lliane, a rainha  élfica, e de como os dois se apaixonam, unindo-se numa relação impossível. Quando os homens matam o último dos soberanos anões, e só os elfos lhes podem fazer frente, Uter e Lliane veêm-se em facções opostas: ele como Pendragon (Rei Supremo) e ela  refugiada em Avalon e decidida a fazer preservar a sua raça.

Sucedem-se muitos confrontos, esquemas, traições, e o mundo perde o seu equilíbrio, com a história em crescendo até à derradeira batalha, numa acção com diversas referências às lendas arturianas.


Comparada às Brumas de Avalon e a'O Senhor dos Anéis, não creio que esta seja uma trilogia tão cimeira como aquelas, pois Fetjaine peca em dois pontos: a acção é previsível e algumas partes da história são pouco adensadas, o que prejudica a complexidade das personagens.

Apesar disso, é uma trilogia interessante e que entretém bastante.

Sem comentários: