sábado, janeiro 08, 2011

O diário secreto de Ana Bolena

Autor: Robin Maxwell
Género:
Romance Histórico

Idioma: Português
Editora: Planeta Editora
Páginas: 320
Preço: € 12
ISBN:  978-9-72-731131-6 
Título original: The secret diary of Anne Boleyn

Avaliação: **** (bom)

A leitura d’O Diário Secreto de Ana Bolena foi motivado pelo meu interesse pelo reinado dos Tudor, juntamente com a minha antipatia pela figura de Henrique VIII, um monarca influenciável, que criou cisões com papas e monarcas, mandou executar ex-mulheres e ex-amantes, esbanjou dinheiro em diversões infantis, empanturrou-se enquanto o povo passava fome. O que esperar de um absolutista?

A acção do livro centra-se em duas figuras: a de Ana Bolena e a da sua filha, Elizabeth, posteriormente conhecida como a Rainha Virgem. Num ambiente de muita intriga e imensa superstição, seguimos os acontecimentos que despertaram a atenção de Henry VIII para com Ana Bolena e o desenrolar trágico do seu caso de amor.

Paralelamente, assistimos ao definir da personalidade de Elizabeth que, ao ler o diário da mãe, percebe melhor as suas motivações e escolhas, sendo que esta leitura revela-se determinante na forma como Elizabeth encarará os homens, os seus deveres de monarca e a sua postura como mulher.

O livro de Robin Maxwell é uma versão bastante lisonjeira de Ana Bolena, que foge à demonização desta, presente em tantos outros livros sobre o tema, o que o torna uma leitura refrescante.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei muito do livro e respeito a história trágica de Ana Bolena.

barroca disse...

é um bom livro. :)

Anónimo disse...

Acredito que seja português de Portugal...

Unknown disse...

Este livro (encontrei vendendo na internet mesma capa, inclusive mesmo preço) é português do Brasil, certo?

barroca disse...

Beatriz, esta edição da Planeta NÃO é em Português do Brasil.

Unknown disse...

Pois é, mandei a pergunta antes de dar uma olhada melhor! Achei que tivesse encontrado um e importado, mas, infelizmente, não temos traduzido. Obrigada mesmo assim e desculpe qualquer coisa!